Professora da FIB é eleita presidente do Codepac de Bauru

Uma professora do curso de Arquitetura das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foi eleita presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) de Bauru. A Profa. Dra. Juliana Cavalini ocupará a presidência do conselho durante a gestão 2025/2027.

“O Codepac é importante porque representa a efetivação da participação da sociedade civil em cooperação com o poder público para a formulação e execução das políticas de preservação dos bens culturais do município, sejam eles materiais ou imateriais. É importante na tomada de decisões sobre a identificação, proteção, conservação e gestão de bens culturais”, enalteceu a nova presidente.

Patrimônio é um conjunto de bens materiais ou imateriais que possuem algum valor histórico-cultural, que podem ser tombados ou não. O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público em parceria com a comunidade para garantir a preservação, impedindo que os bens sejam destruídos ou descaracterizados. No Brasil, a proteção ocorre em três instâncias: federal, estadual e municipal.

Atualmente, Bauru possui 45 bens tombados. Entre os mais emblemáticos, estão a Estação Ferroviária Central do Brasil, um ícone da arquitetura Art Déco e do desenvolvimento da cidade; o Automóvel Clube, com seu estilo eclético, e a Árvore Copaíba, na Avenida Getúlio Vargas, um patrimônio natural.

“Para preservar o patrimônio, é necessário um conselho atuante, onde conselheiros, de diferentes segmentos e formações, atuam para assegurar a diversidade de opiniões e representatividade das decisões tomadas, ou seja, legitimam e democratizam as decisões”, disse a Profa. Dra. Juliana Cavalini.


Copyright © 2012 - Fundação Canal Universitário de Bauru. voltar ao topo Hospedagem e Desenvolvimento